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- Manual do Motociclista - MANUTENÇÃO

Fazer uma vistoria na motocicleta diariamente antes de utiliz√°-la √© fundamental para garantir uma pilotagem segura, principalmente antes de viagens e pegar a estrada. Em alguns percursos, nem sempre h√° assist√™ncia mec√Ęnica, por isso, √© importante que a moto esteja em condi√ß√Ķes ideais de funcionamento antes de sair de casa. Com a revis√£o de apenas alguns itens, √© poss√≠vel prevenir problemas em comandos e manter as pe√ßas e acess√≥rios em √≥timo estado. Para lidar com estas situa√ß√Ķes, selecionamos uma s√©rie de dicas que auxiliam na manuten√ß√£o da motocicleta.

A revisão completa de diversos componentes leva poucos minutos e deve ser feita, preferencialmente, com o motor em funcionamento para verificar ruídos estranhos, vazamentos ou parafusos soltos. Essa prática diária assegura excelente conservação da motocicleta.

SUSPENÇÃO
A finalidade da suspensão e dos amortecedores é manter a estabilidade da moto. Quando gastos, podem causar a perda de controle do moto e sua queda, especialmente em curvas e nas frenagens. Verifique periodicamente o estado de conservação e o funcionamento deles, usando como base o manual do fabricante e levando a moto a pessoal especializado.

COMANDOS E CABOS
As folgas dos pedais dos freios dianteiro e traseiro, bem como a da alavanca da embreagem, devem estar reguladas com a medida média de 20mm. Também é importante fazer o check-up da regulagem e lubrificação dos cabos de embreagem, do acelerador e do sistema de freios.

FREIOS
O sistema de freios tem que estar devidamente regulados e lubrificados. Se o freio for hidráulico, deve-se ainda verificar semanalmente o nível do fluido que, se estiver abaixo do mínimo estipulado, pode sinalizar vazamento ou desgaste excessivo da pastilha.

LUZES E PARTES EL√ČTRICAS
Durante a inspe√ß√£o, √© importante observar se todas as luzes (de freio, piscas, lanterna, farol e painel) est√£o funcionando. Qualquer problema em um desses equipamentos √© considerada infra√ß√£o m√©dia, segundo o C√≥digo de Tr√Ęnsito Brasileiro, com penalidade na carteira de habilita√ß√£o e multa.

LUBRIFICAÇÃO DA CORRENTE
Todas as marcas recomendam que a cada 500 km você lubrifique a corrente, isso evita o desgaste excessivo apesar de sujar bastante a roda traseira, mas é mais barato limpar a moto toda semana que trocar um conjunto de relação que pode chegar a US$ 700,00 em algumas motos importadas. O lubrificante mais recomendado é óleo 90 (altamente viscoso) alguns preferem graxa náutica que é branca e não sai com água. Felizes os que têm eixo cardam! Neste caso deve-se observar a manutenção sugerida pelo fabricante, quanto ao nível do óleo lubrificante, pois, podem ocorrer vazamentos, etc.

CALIBRAGEM DOS PNEUS
Manter a calibragem dos pneus correta pode fazer a diferen√ßa entre estar em condi√ß√Ķes de fazer uma curva ou "seguir reto". As motos com pneus entre 170 a 190 (traseiro) quando usadas sem garupa devem usar de 38 a 40 libras (pneu quente).
OBS: O pneu quando aquece pode por dilata√ß√£o do ar, aumentar a calibragem em at√© 8 libras, isto significa que um pneu calibrado frio e usado em condi√ß√Ķes quentes como uma viajem com mais de 45 minutos a uma temperatura ambiente de 20¬į C pode chegar a 48 libras, deixando seu pneu muito duro, perdendo sua ader√™ncia quando voc√™ mais precisa, nas curvas. J√° o dianteiro deve usar 4 libras a menos que o traseiro, pois seu volume c√ļbico √© menor. Se voc√™ preferir utilize Nitrog√™nio para calibrar, pois ele tem um ponto de dilata√ß√£o mais elevado e isto mant√©m mais est√°vel a calibragem. Resumindo, quando voc√™ for andar na cidade, calibre no m√°ximo, mas quando for para estrada, lembre de acertar sua calibragem para menos, mantendo a melhor performance dos seus pneus.

TROCA DOS PNEUS
Quando voc√™ for trocar um pneu tenha alguns cuidados b√°sicos: Procure sempre trocar em m√°quina de montagem, especialmente se for rodas raiadas. Ap√≥s a troca lembre que todo pneu vem de f√°brica com uma camada de cera bastante escorregadia e tracionar ou for√ßar uma curva √© tombo certo! Mas como evitar isso? Se for pneu dianteiro, use uma lixa grossa de qualquer tipo e passe em toda banda de rodagem; Se for traseiro, v√° at√© uma √°rea de areia ou cascalho fino e d√™ uma patinada com no m√≠nimo duas voltas no pneu e estar√° limpo, a areia funcionar√° como lixa. Quando trocar? Geralmente os pneus originais ag√ľentam em torno de 10.000 km nas esportivas e 12.000 km nas custons, mas independente disso se voc√™ perceber que os pneus est√£o quase sem friso na faixa central, n√£o hesite, troque-os. Outra maneira √© se caso voc√™ come√ßar a perceber que a moto est√° um pouco inst√°vel especialmente em curvas, examine primeiro a calibragem, se estiver correta, ent√£o desconfie do desgaste dos pn eus. Como escolher o pneu certo? H√° v√°rios tipos de pneus, alguns mais duros que duram mais e s√£o menos eficazes quando usados no limite e outros mais macios que duram menos, mas que s√£o "verdadeiros chicletes" no asfalto. Pense em como voc√™ usa sua moto e fa√ßa a escolha certa.

PARAFUSOS EM GERAL
Sempre que lembrar, dê uma geral nos parafusos da carenagem, rodas, suportes, etc. A alta vibração provocada tanto pelo motor quanto pelo tipo de calçamento afrouxam sistematicamente os parafusos, portanto não deixe de manter sua moto sempre justa.

√ďLEO LUBRIFICANTE
Todas as fábricas não recomendam o uso de óleos sintéticos, pois você acaba só completando e raramente troca. Uma manutenção ideal é aquela em que você troca de óleo a cada 3.000 km e filtro a cada 6.000 km. As motos que andam em alto giro, quebram mais rapidamente as moléculas do óleo e por isso ele afina rápido, tornando necessário sua substituição. (entenda-se giro alto como 6.000 a 14.500 rpm). O mais recomendado para altos giros é o 20/40 e nas motos que andam com giro mais baixo pode-se usar até o 20/50 o mesmo usado nos carros em geral. Controle sempre o nível do óleo e acompanhe o "som do motor" ele revela muita coisa para você, as vezes você percebe o nível baixo do óleo pelo barulho excessivo das engrenagens, algo distinto do que você acostumou a ouvir.

GASOLINA NO TANQUE
Os mec√Ęnicos de competi√ß√£o no Brasil, recomendam que se use gasolina comum a maior parte do tempo, n√£o adianta usar gasolinas especiais com maior octanagem, pois o rendimento na cidade e na estrada √© impercept√≠vel. O aconselh√°vel √© usar de vez em quando na estrada um ou dois tanques de gasolina aditivada para descarbonizar o motor e limpar as partes m√≥veis. Manter o tanque sempre cheio evita que se formem got√≠culas na parte superior do tanque. Essas got√≠culas quando permanecem por muito tempo, tendem a formar ferrugem no tanque provocando oxida√ß√£o das partes m√≥veis de bomba, carburador, etc. Por isso, mantenha sempre o tanque o mais cheio poss√≠vel o que evita tamb√©m que a bomba receba sujeira ou √°gua. J√° que a √°gua √© mais pesada que a gasolina, ela sedimenta no fundo do tanque e quando voc√™ anda muito na reserva, ela vai para o motor e come√ßa aquela sess√£o falha tudo!

BATERIA
Examine pelo menos uma vez a cada seis meses o nível da água da bateria, mas se caso sua bateria começar a dar sinal de vida, isto é, o farol enfraquece em marcha lenta, pisca junto com a sinaleira ou acende quando você acelera, pode procurar um posto e completar o nível da solução. Caso nada disso funcione, procure a loja mais próxima e troque-a, pois essas motos sem pedal de arranque são pesadas para empurrar mais de uma vez!
OBS: Se você for viajar e deixar a moto muitos dias sem ligar, desligue o polo (-) negativo da bateria por segurança e por precaução contra uma possível descarga da bateria.

MOTO NO DESCANSO CENTRAL
As motos com motor em linha, (cilindros um ao lado do outro) que tem carburadores um ao lado do outro devem preferencialmente ficar no descanso central. Essa medida serve para manter a equalização dos carburadores, pois quando a moto está no descanso lateral, por gravidade, os carburadores ficam com níveis variados de combustível facilitando a perda da equalização, responsável pelo funcionamento equilibrado de todos os cilindros. Caso a sua moto for ficar mais de três ou quatro dias sem funcionar, opte por usar o cavalete central, nos casos de esportivas que não possuem este, compre um cavalete de oficina que suspende a roda traseira.

CAPA DA MOTO
JAMAIS COLOQUE A CAPA QUANDO A MOTO ESTIVER COM O MOTOR AINDA QUENTE! Além do risco de incêndio por tocar partes super aquecidas, ainda há o fato da capa fazer a moto suar, e com o tempo oxidar partes metálicas.

Para ter certeza de uma viagem segura, √© importante que todos esses cuidados em rela√ß√£o a cada componente da motocicleta sejam observados e que o motociclista leve consigo um kit extra, composto de jogo b√°sico de ferramentas, c√Ęmara de ar, l√Ęmpada de farol e da lanterna traseira para o caso de qualquer imprevisto.

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