Home Contato Moto Grupo

           
:: MENU
www.motos.pro.br Pgina:  01 - 02 - 03 - 04  
 :: CB 400 / 450
 :: DIVERSOS
SIDE CAR - Parte 3 de 5:



SIDE CAR - Parte 3 de 5.

FIXANDO O SIDE CAR:

 

“Para fixação do side na moto a primeira coisa que nos vem à mente é que a moto e o side car não possuem movimento relativo entre eles, ou seja, a moto não cai, pois fica presa no side car. A direção passa a trabalhar mais pesada, como se fosse um carro sem direção hidráulica, mas esta não é a única opção. Meu pai, que também é um apaixonado por motos me mostrou um vídeo de side cars de alta performance que permitiam que a moto inclinasse, fazendo as curvas normalmente e me convenceu que este seria o melhor para a minha moto. Mesmo muito desconfiado eu topei e  começamos a fazer os primeiros projetos e escolher os melhores pontos de fixação.”

Side car que permite a inclinação da moto        Side car que não permite a inclinação



 


Para evitar soldas no chassis pode-se utilizar braçadeiras ou suportes tipo “U”.

 

Abaixo há um quadro com os melhores pontos de fixação para alguns tipos de quadro (marca preta). O X marca pontos opcionais


 

Um side car inclinável dá mais trabalho para fixar. O ideal seria buscar um engenheiro ou técnico mecânico que tenha conhecimento de estruturas para verificar os melhores pontos de fixação.

 

é importante respeitar algumas regras para colocar um side car inclinável, são elas:

  1. As junções (apenas duas são suficientes) devem estar sempre alinhadas para permitir movimento sem torcer o quadro ou suporte.
  2. A distância entre a moto e o side car deve ser calculada de forma que permita a maior inclinação possível da moto para o lado do side car.
  3. Se usar a linha de centro da moto o side car não irá inclinar nas curvas, o desgaste do pneu do side car será um pouco menor e a moto fará curvas com menor esforço do motociclista.



Segue um exemplo simples de como fazer um suporte





A escolha dos pontos de Fixação não quadro devem ser muito criteriosas. Para instalar o side car num ponto resistente do chassi Rodrigo abriu mão de descanso central da CB450.

 

Outras Matrias

voltar