SIDE CAR - Parte 3 de 5.
FIXANDO O SIDE CAR:
“Para fixação do side na moto a primeira coisa que nos vem à mente é que a moto e o side car não possuem movimento relativo entre eles, ou seja, a moto não cai, pois fica presa no side car. A direção passa a trabalhar mais pesada, como se fosse um carro sem direção hidráulica, mas esta não é a única opção. Meu pai, que também é um apaixonado por motos me mostrou um vídeo de side cars de alta performance que permitiam que a moto inclinasse, fazendo as curvas normalmente e me convenceu que este seria o melhor para a minha moto. Mesmo muito desconfiado eu topei e começamos a fazer os primeiros projetos e escolher os melhores pontos de fixação.”
 
Side car que permite a inclinação da moto Side car que não permite a inclinação

Para evitar soldas no chassis pode-se utilizar braçadeiras ou suportes tipo “U”.
Abaixo há um quadro com os melhores pontos de fixação para alguns tipos de quadro (marca preta). O X marca pontos opcionais

Um side car inclinável dá mais trabalho para fixar. O ideal seria buscar um engenheiro ou técnico mecânico que tenha conhecimento de estruturas para verificar os melhores pontos de fixação.
é importante respeitar algumas regras para colocar um side car inclinável, são elas:
- As junções (apenas duas são suficientes) devem estar sempre alinhadas para permitir movimento sem torcer o quadro ou suporte.
- A distância entre a moto e o side car deve ser calculada de forma que permita a maior inclinação possível da moto para o lado do side car.
- Se usar a linha de centro da moto o side car não irá inclinar nas curvas, o desgaste do pneu do side car será um pouco menor e a moto fará curvas com menor esforço do motociclista.

Segue um exemplo simples de como fazer um suporte
 


A escolha dos pontos de Fixação não quadro devem ser muito criteriosas. Para instalar o side car num ponto resistente do chassi Rodrigo abriu mão de descanso central da CB450.
Outras Matérias
voltar
|